DANÇA RIMA COM CRIANÇA 2011
Rodas de discussão, vivencias e espetáculos de 18 a 23/outubro venha participar... E traga seus familiares e alunos!
RODAS DE DISCUSSÃO
Tema
Brincando de DANÇAR!
Adriana Friedmann - Educadora, Doutora em Antropologia e Mestre em Metodologia do Ensino. Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Educação lúdica em contextos escolares, não formais e corporativos. Co-fundadora da Aliança pela Infância. Autora de vários livros sobre o brincar e a infância dentre eles: “O desenvolvimento da criança através do brincar” e “A arte de brincar”. Erica Verderi - Graduada em Educação Física e Pedagogia, Pós-Graduação Latu Sensus em Educação do Excepcional pela Universidade de São Judas Tadeu/SP. Mestre em Educação Motora pela Universidade Metodista de Piracicaba. Proprietária e coordenadora da Clínica PEP – Programa de Educação Postural/SP. Autora do livro Dança na Escola – uma proposta pedagógica.
Mediação Sueli Arlette - tecnica da equipe de programação sesc são carlos.
19/10, quarta. 19h30. Teatro. Grátis.
Tema
Qual DANÇA vou ensinar?
Ana Bottosso: Bailarina, coreógrafa e professora de Ballet Clássico e Dança Contemporânea, bacharel pela PUC / SP em Ciências Sociais. Diretora da Companhia de Danças de Diadema. Márcia Strazzacappa: Doutora em ARTES: Estudos Teatrais e Coreográficos (Universidade Paris/França); Mestre em Educação e Pedagoga (UNICAMP), Bacharel em Dança (UNICAMP). Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP. Membro do Laborarte - Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação. Autora do livro Entre a Arte e a Docência - a formação do artista da dança.
Mediação Claudine Abedelnur - pedagoga e educadora fisica (são carlos)
21/10, sexta, 19h30. Teatro. Grátis.
VIVÊNCIAS
O movimento no ensino-aprendizado da dança através das abordagens somáticas
Estimular o gosto pela dança, para através do movimento e da expressividade buscar uma organização do corpo, que possa propiciar uma ação integrada do sujeito em relação ao seu espaço existencial.
Coordenação Julia Ziviani (Campinas) Doutora em educação pela Unicamp e Mestre pela New York University. Dançou no Ballet Stagium e no Balé da Cidade de São Paulo, atualmente é docente da Unicamp e diretora do Grupo Dançaberta.
20/10. Quinta. 9h30 às 13h. Convivência.
Dança e Inclusão
Sensibilização com a cadeira de rodas (primeiro contato e movimentos). Modalidades de dança na cadeira de rodas e Improvisação.
Coordenação Suzie Bianchi (São Paulo) Bailarina, Circense, Professora e Coreógrafa. Diretora e proprietária da Cia Circodança Suzie Bianchi. Desenvolve há 18 anos trabalhos de inclusão em Dança e Circo com pessoas portadoras e não portadoras de deficiências.
Assistente Wilson Helvécio.
21/10. Sexta. 9h30 às 13h. Convivência.
Brincando de Brincante
As cantigas, brincadeiras, objetos e gestos do universo “brincante” como suporte para a descoberta da cultura tradicional brasileira e suas possibilidades em sala de aula. Nesta vivência, pautada na pesquisa do Grupo Babado de Chita, muita dança, música e ludicidade para professores de educação infantil.
Coordenação Grupo Babado de Chita (São Paulo)
Grupo que aborda a dança musica e pesquisa cênica popular, para suas oficinas e apresentações.
22/10 Sábado. 9h30 às 13h. Convivência.
ESPETÁCULOS
Figuras amarelas
Márcio Cunha Dança Contemporânea (RJ)
Texturas, cores, estampas, brasilidade, infância, realidade, lembranças, sonho e emoções em uma grande viagem itinerante pelo inconsciente, onde a criança tem, enquanto espectadora, liberdade e autonomia para criar. Livremente inspirada nos artistas plásticos brasileiros Gustavo e Otávio Pandolfo, mais conhecidos como Os Gêmeos.
Intérpretes criadores: Bruno Gomes, Carla Stank e Laís Monteiro. Direção: Marcio Cunha
18/10. Terça – 19h30. Teatro.
50 minutos. Livre.
Brinquedos e inventos para dançar
Confraria da Dança (Campinas)
Espetáculo que desafia a criança a embarcar num jogo ágil de conexões, numa brincadeira de ligar pontos - ou de cortar todos os fios em miscelânea de colorido sem fim - para descobrir figuras, meias/histórias, não/personagens... Desde o início a platéia é levada a construir a dança em cena em cumplicidade com os bailarinos, desobrigando-se a todo o momento da convenção: "contar-uma-historinha-com-começo/meio/fim”.
Criação e interpretação: Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues. Direção e Texto: Diane Ichimaru, Trilha Musical: Rafael dos Santos.
19/10. Quarta - 15h. Teatro. Grátis.
50 min. 6 anos.
POP
Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação (São Paulo).
O cotidiano da vida de uma dona de casa, um simples ato de ir ao mercado, adquirir uma roupa ou assistir TV se transforma em situações divertidas onde personagens, produtos e embalagens dialogam com o mundo da publicidade e da moda. POP é uma proposta estética em sintonia com o teatro contemporâneo, propõe uma celebração da infância enquanto etapa lúdica e singular da vida inventa e reinventa a POP ART dentro do universo infantil. Elenco: Sheyla Coelho, Paulo Henrique Alves, Cida Sena, Davi Assis. Direção: Anie Welter. Produção: Anie Welter, Rafael Petri.
20/10. Quinta. 19h30. Teatro.
21/10. Sexta. 9h30. Teatro. Grátis.
21/10. Sexta. 15h. Teatro. Grátis.
50 min. Livre.
Brincos e Folias
Balangandança Cia. (São Paulo)
Um grupo de crianças tem que inventar o quê fazer quando a televisão que estavam assistindo explode. Brincadeiras e jogos como: pega-pega, bola, bolha de sabão, carrinho, amarelinha e outras são resgatados e inventados. Intérpretes: Dafne Michellepis, Alexandre Medeiros, Clara Gouvêa, Anderson Gouvêa. Concepção e direção: Georgia Lengos.
22//10. Sábado. 16h. Teatro.
55 min. Livre.
JAM
(atividade interativa)
Criação coletiva de dança contemporânea com crianças.
Perceber o ritmo e o espaço através de movimentos dançantes que aproximam crianças e adultos.
Elenco: artistas de São Carlos. Coordenação artística: Melina Sanches. Coordenadora Pedagógica da Escola de Dança de São Paulo. Intérprete Criadora da Caleídos Cia De Dança (SP).
22/10. Sábado. 17h. Convivência. Grátis.
23/10. Domingo. 11h. Convivência. Grátis.
40 mim. Livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário